segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Picadinho de carne

Um dos motivos pelos quais adoro finais de semana e feriados, é porque tenho mais tempo de ficar na cozinha, que ultimamente tem sido meu local predileto da casa... são justamente esses os dias que eu tiro para testar receitas novas, exorcizar antigos fantasmas (como foi o caso do petit gateau e dos pães), e preparar pratos mais elaborados que, na correria do dia a dia não tenho tempo.

Mas apesar de hoje ser uma emenda de feriado, o que significa um dia bem tranquilo por aqui, nosso almoço foi bastante simples (mas cheio de sabor e carinho): um brasileiríssimo picadinho de carne. Mais comfort food, impossível!!  

Albertinho está doente esses dias (com uma febrezinha chata, e a garganta um cadinho atacada), e não tem tido muito ânimo para vir cozinhar comigo. Mas, tem comido bem até demais: o danadinho é muito bom de garfo, gosta de tudo e não tem preconceito em provar coisas novas. Bateu um pratão do picadinho, com arroz e legumes passados na manteiga, e ficou todo feliz. 

Não foi, nem de longe, a primeira vez que fiz picadinho. Mas ao ver o video da musa Rita Lobo (aqui) cheio de técnicas e dicas diferentes daquilo que eu costumava fazer, quis tentar dessa forma. E foi ótimo: apesar de ter usado alcatra, que é mais durinha (a Rita usou filé mignon), o picadinho ficou muito macio e gostoso. 

E vocês, o que têm feito de bom nesse feriadão?

Picadinho de Carne

Ingredientes:

  • 1 kg de filé mignon em cubos (usei miolo de alcatra)
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 70 g de bacon em cubinhos
  • ¼ de xícara (chá) de extrato de tomate  (usei 1/2 xícara de passata de tomate)
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • Caldo de ½ limão (usei 1/4 xícara de conhaque)
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto



Modo de Fazer:

1. Descasque e pique bem fininho a cebola e o alho. Leve um pouco mais de 3 xícaras de água para aquecer numa chaleira.

2. Corte a carne em cubinhos, e com um pano de prato limpo ou papel toalha, seque bem a carne.

3. Transfira para uma tigela grande e polvilhe a carne com a farinha (essa técnica, chamada singer, serve para engrossar o molho).

4. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres de sopa de azeite e doure cerca de 1/3 dos cubos, sem cobrir todo o fundo - se colocar toda a carne de uma vez, ela vai resfriar a panela e cozinhar no próprio líquido em vez de dourar. Mexa aos poucos, para dourar por igual. A medida que for dourando a carne (faça em mais 2 ou 3 etapas), retire-a da panela e passe para uma travessa.

5. Quando tiver terminado de dourar a carne, tempere-a com sal e pimenta do reino a gosto.

6. Após retirar da panela os últimos cubos, regue a panela com 1 xícara de agua quente e o conhaque. Com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para dissolver os grumos de farinha que se formaram, até "limpar" a panela, cerca de 1 minuto. Transfira esse caldo para a travessa onde está a carne, passando-o por uma peneira.

7. Volte a panela ao fogo médio e regue com o azeite restante. Junte o bacon e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Adicione a cebola, e deixe refogar até murchar. Adicione o alho, e refogue por mais 1 minuto.

8. Adicione a passata de tomate e misture bem. Volte a carne com o caldo para a panela, e mexa apenas para aquecer. Regue com mais 2 xícaras de chá de água fervente e misture o molho inglês. Quando começar a ferver, deixe por mais 6 minutos.

9. Enquanto isso, lave, pique e seque a salsinha. Desligue o fogo, prove e corrija o sal e a pimenta, adicione a salsinha e misture bem. Sirva com arroz branco (eu servi com arroz integral e legumes na manteiga).

Bom apetite, e até a próxima!



2 comentários:

  1. Mari minha querida,
    Eu já ia perguntar pelo Albertinho, estou sentido falta dele na sua cozinha.
    Espero que ele esteja melhor.
    Viajar é muito bom, mas ficar em casa em feriados prolongados tbm é bom e fazer
    receitinhas gostosas e aconchegantes melhor ainda.
    A vida da gente é tão curta e frágil, os dias voam, a gente tem mais é que aproveitar
    com quem a gente ama os momentos de alegria que Deus nos proporciona.
    Sou como vc, amo a minha família, tenho o maior prazer de estar com eles.
    Tenho um único filho, um rapaz de 22 anos ele é concursado do estado e está na fazendo
    o curso de direito, o meu tesouro!
    Eu desabafo contigo porque você me transmite confiança através dos seus texto, é bom a
    gente conversar sobre casa, comida, viagem, família, rsrs.

    O seu picadinho ficou top, prato lindo e saudável!

    Que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida,

      Você é mesmo um doce!
      Albertinho está com uma virose, e passou bem mal de dois dias para cá, tadinho... nos deu um susto e tanto, mas graças a Deus, hoje está quase 100% e já voltou a me ajudar na cozinha. Logo mais, teremos muitos posts das nossas aventuras! :)
      Concordo demais com você, por mais que eu ame viajar, acho que gosto mais ainda de ficar em casa curtindo a minha família... a vida realmente é curta e frágil, e cada momento que podemos aproveitar ao lado dos nossos, são verdadeiras bênçãos!
      Imagino o quanto o teu filhote deve te encher de orgulho.. te entendo perfeitamente, pois sou também uma mamãe muito coruja! Albertinho é filho único também, tentamos dar a ele um irmãozinho, mas infelizmente, o pequeno virou um anjinho, nosso anjinho da guarda...
      Muito obrigada pelo carinho de sempre, adoro teus comentários, e também conversar contigo!
      Que Deus abençôe infinitamente a você e sua familia linda!
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir