domingo, 6 de novembro de 2016

A saga do bolo de aniversário do sobrinho, e um final feliz


Sexta-feira passada foi aniversário de 07 anos do meu sobrinho João Victor, e hoje tivemos uma pequena festinha, para cantar parabéns a ele na casa dos meus sogros.

Como o João é um sobrinho muito querido (meu primeiro), e muito amigo do Albertinho, perguntei a ele, na semana passada, que bolo ele gostaria de ter no aniversário dele. A resposta veio imediatamente: um bolo de chocolate com morangos. E eu, num ímpeto, prometi: vou trazer para você.... e assim ficou combinado, com a família: eu levaria o bolo de aniversário do gatinho.

Já tinha meio que em mente como faria (uma boa base de chocolate, um creme de confeiteiro com morangos picados por dentro, e uma cobertura de brigadeiro mole), e após algumas pesquisas sobre qual seria a melhor massa para esse tipo de bolo, comecei ontem mesmo os preparativos. Nunca tinha feito um bolo de aniversário, desses mais bonitões (confesso que decoração de pratos e afins não é muito o meu forte, e é algo que eu realmente preciso aprender e aprimorar muito), e não vou negar: estava bastante nervosa.

Ontem a tarde fiz o creme de confeiteiro, e deixei na geladeira a noite toda. Fiz também massa de brigadeiro, pois tinha em mente levar alguns para a festinha. As 5:30 da manhã pulei da cama, e fui fazer o bolo. A base, retirada do excelente blog da Patrícia, deu super certo e ficou linda.

Enquanto ela esfriava na gradinha, enrolei os brigadeiros, e separei os ingredientes para fazer a cobertura. Quando fui rechear o bolo, veio o inesperado: pus um disco de bolo no prato, uma quantidade generosa de recheio, e quando acomodei a segunda parte, ele começou a escapulir pelas bordas, em proporções bem grandes... e isso, definitivamente não estava no script!!!

Peguei uma forma alta, de fundo falso... montei o primeiro disco, pus o recheio, foi o segundo disco.... e pus na geladeira. Devo ter ficado rezando não menos do que 45 minutos.. tirei novamente o bolo, e o recheio, em poucos minutos, começou a ceder. Eu pensava na decepção que traria ao meu sobrinho, quando aparecesse lá com um bolo despencando... fui até o quarto, e chamei meu marido... perguntei: e agora?? Como é que levo o bolo desse jeito para a casa da tua mãe???

Ele, calmo como sempre, em disse... amor, não fica nervosa. Vamos procurar uma solução.. abriu o google (enquanto eu chorava, tentando fazer algo com aquele bolo cujo recheio teimava em escapulir pelas metades), e encontrou várias fotos de bolos com borda de kit kat. Assim, ele sugeriu que colocássemos o kit kat nas bordas, para segurar o bolo... correu para comprar, fizemos e... não é que deu certo??

Mas, esbarrei num novo problema (bem verdade que era bem mais fácil de se resolver do que o primeiro). O que eu colocaria no buraco que ficou ali, entre o kit kat e o bolo? Olhei os brigadeiros prontos... eles me olharam de volta.. e fui acomodando, um por um. Tudo ia bem, até que faltaram uns 3 ou 4 para terminar o círculo. Pensei... bom, o bolo é de brigadeiro com morangos... então, vamos fazer uma flor de morango. Cortei dois moranguinhos em lâminas, e fiz uma florzinha. Pronto, tinhamos um bolo, feito super de improviso, mas que ficou (até por ter sido o primeiro), bem apresentável e bonito.

Colocamos na geladeira, e só retiramos na hora de ir para a casa dos meus sogros. Fui daqui até lá (fica a uma meia hora da minha casa, de carro), e eu rezando uma missa inteira para que o bolo não desabasse no meu colo... rsrsrs... bem.. não desabou, chegou inteiro, e assim que minha sogra e minha cunhada me abriram a porta, falaram: meu Deus, que bolo lindo, Mari!!! Meu sobrinho veio correndo (pois ficou falando sobre o bolo a semana toda, e estava doido para ver), e quando o viu, ficou numa felicidade que fez valer cada segundo de tensão que eu passei.

Além de bem apresentável, o sabor também ficou uma delícia: todos aprovaram, e o bolo acabou poucos minutos depois de cantarmos os parabéns. Fui oficialmente promovida a boleira da família, e já sei que daqui para a frente, os bolos ficarão por minha conta. Considerando que o próximo aniversário (que é o do meu pequeno lindo ajudante) será em março, terei muito tempo para treinar, e fazer bolos cada vez mais bonitos.

A receita do meu bolo happy end, segue abaixo:

Bolo de chocolate com recheio de morangos




Bolo (receita levemente adaptada do maravilhoso Technicolor Kitchen, da querida Pat Scarpin)

Ingredientes:

5 ovos inteiros
200g de açúcar
180g de farinha de trigo
100g de chocolate em pó
200ml de leite fervendo
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
½ colher (chá) de baunilha

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas redondas de 20cm.

Bata os ovos até dobrar de volume. Adicione o açúcar e bata bem.
Peneire a farinha e o chocolate juntos. Vá adicionando os ingredientes secos, alternando com o leite.
Continue batendo até a massa ficar cheia de bolhas. Junte o fermento e misture sem bater. Leve ao forno por 30-35 minutos ou até a massa descolar das laterais da forma - o bolo estará assado. Faça o teste do palito se preferir.

Recheio:

Ingredientes:

- 2 gemas
- 1/2 lata de leite condensado
- 1/2 medida da lata de leite
- 1 colher de sopa de maizena
- 2 claras
-  1 colher de sopa de açucar
- 1/4 de xicara de creme de leite gelado
- 1/2 caixinha de morangos em fatias finas

Modo de Fazer:

Leve ao fogo as gemas, o leite condensado, e a maisena previamente dissolvida no leite, até que ferva e o creme fique bem espesso. Retire do fogo, passe para uma travessa, e coloque em cima, grudado no creme, um plástico filme para que não crie nata. Reserve.

Bata as claras em picos de neve mole. Continue batendo, enquanto adiciona o açucar, até obter picos firmes. Desligue a geladeira, e misture delicadamente o creme de leite. Junte este creme ao outro creme já frio, e leve a geladeira por no minimo 4 horas (deixei de um dia para o outro). Junte os morangos, e misture delicadamente, para que eles não fiquem esmagados e soltando água.

Montagem

Numa forma de 20 cm., de fundo falso, coloque um disco do bolo, o recheio (não é necessário molhar o bolo com calda, pois este recheio é bem molhadinho, e a massa vai absorver). Coloque por cima o recheio, e o outro disco de massa delicadamente, sem pressionar, para não forçar o recheio demais para as beiradas. 

Leve à geladeira por cerca de 30 minutos a 1 hora.

Desenforme no prato, passe uma camada fina de doce de leite ou brigadeiro nas bordas, e cole barrinhas de kit kat por toda a volta do bolo.

Acomode brigadeiros na parte de cima, e fatias de morango, no formato de uma flor, no centro.

Bom apetite, e até a próxima! :)

8 comentários:

  1. looks amazing , for sure is really delicious

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Ali "Unknown", loool... thanks god all worked and the cake was a success, it ended in minutes!! The best part for sure was my nephew's happiness and the shine on his eyes, this for sure has no price! Thanks for your support, always!

      Excluir
  2. Mari querida,
    Que bolo lindo! Que capricho, parabéns!
    Valeu a pena o trabalho, tudo que é feito com amor não tem erros.
    Adoro ler suas aventuras na cozinha, rsrs.
    Você é uma cozinheira de mão cheia e tem um lindo ajudante!

    Beijinhos, abençoada semana junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida, muito obrigada pelo seu carinho!
      Foi uma saga e tanto, mas graças a Deus, deu certo... para primeiro bolo, até que ficou bonitinho, mas sei que tenho muito a melhorar. Boa vontade e amor pela cozinha e pela família não faltam!
      Tenha uma semana abençoada também florzinha, bjo grande!

      Excluir
  3. muitooo bom esse bolo... parabéns....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pra vc tbm, por sempre manter a calma, acreditar em mim e arrumar uma ótima solução para o recheio fujão!!
      Fico feliz que o bolo tenha sido sucesso... a carinha de felicidade e o brilho nos olhinhos do João Victor, não têm preço!

      Excluir
  4. Boa tarde Mari,
    Bolo de chocolate é certeza de sucesso com a criançada e com os grandinhos, aqui em casa desapareceria rapidinho... rsrs e o seu ficou lindo.
    Beijos e boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, muito obrigada pelo carinho querida!
      O bolo, apesar de ter sido feito super no improviso, ficou ótimo, e foi exatamente assim: desapareceu bem rapidinho, rsrsrs...
      Bjo grande, e ótima semana

      Mari

      Excluir