domingo, 13 de novembro de 2016

Cinnamon Rolls para exorcizar o medo dos pães

Nunca me achei boa em fazer pães... a massa grudando nas minhas mãos sempre me dava uma aflição danada, que acabava me fazendo colocar mais e mais farinha, o que resultava em pães pesados, com gosto de fermento e farinha. O destino era sempre o lixo, e não tinha nem mesmo uma vez em que eu não ficasse profundamente decepcionada.

Até que o marido me deu uma máquina de pães, e eu, quando decidia fazê-los, usava-a para bater a massa. Mas.. não era a mesma coisa. A sensação de fracasso me incomodava (coisas de uma geminiana com ascendente em leão, profundamente briosa), pois eu via tanta gente fazer pães com facilidade, enquanto eu precisava de ajuda da máquina. 

Desde que comecei a cozinhar com o Albertinho, tenho exorcizado meus medos e demônios um a um, e as coisas têm dado muito mais certo. Sempre fui guerreira e obstinada, mas é incrível o quanto ele extrai o melhor de mim, e me faz ter mais e mais vontade de me aperfeiçoar como pessoa, em todos os sentidos. 

Fiz a alguns dias os pãezinhos de batata, que ficaram ótimos, e hoje, um domingão em que decidimos ficar em casa descansando, pareceu um dia ótimo para testar um novo pãozinho. Já tinha visto, ao longo dos anos, cinnamon rolls por toda a blogosfera culinária. Todos aqui em casa adoram pães (especialmente os doces), e como é uma receita que não exige uma quantidade muito grande de ingredientes, foi a eleita para fazermos hoje.

Das várias receitas que andei pesquisando, decidi arriscar a da chef americana Paula Deen. Vi algumas participações da Paula no Top Chef (sempre acompanhei pela Sony, desde a primeira temporada), pois acreditei que, vindo dela, seria muito difícil errar. E realmente, a receita, além de não ter erro, é muito fácil e gostosa de se fazer.

A única parte mais chatinha é o tempo de espera para que a massa descanse e cresça, mas, enquanto isso acontece, fui tratar de outros afazeres, e o tempo acabou passando bem rápido. O aroma de canela que esses pãezinhos espalham pela casa é um espetáculo a parte. Chega a dar vontade de pular para dentro do forno, e comer ali mesmo!

Pela primeira vez, consegui cinnamon rolls bonitos, fofinhos e principalmente deliciosos. Foi a primeira vez que uma fornada deles não foi diretamente para o lixo, completamente dura e esturricada. Tivemos um café da manhã maravilhoso, e com certeza, esses pãezinhos voltarão a dar pinta por aqui... acredito que aos poucos eu vá perdendo o medo dos pães, e quem sabe, não convenço o marido a deixar de comprar pães na padaria? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos! :)

A receita (devidamente traduzida), você confere abaixo.



Cinnamon Rolls
Receita ligeiramente adaptada da chef Paula Deen

Ingredientes:

- 7g. (um pacotinho) de fermento biológico seco
- 1/2 xícara de água morna
- 1/2 xícara de leite escaldado
- 1 xícara de açucar (separe 1/4 para a massa e 3/4 para o recheio)
- 1 xícara de manteiga derretida fria (separa 1/2 para a massa e 1/2 para o recheio)
- 1 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 3 e 1/2  a 4 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de canela em pó

Modo de Fazer:

- Numa tigelinha, misture o fermento e a água morna e deixe descansar, por uns 10 minutos, para ativar o fermento (enquanto eu deixei descansar, escaldei o leite e derreti a manteiga em banho maria, para que nao estivesse quente demais quando eu fosse usar).

- Numa tigela maior, coloque o leite, 1/2 xícara de manteiga, o açúcar, o sal, o ovo e 2 copos de farinha, e misture bem até que fique homogêneo.

- Adicione a água com fermento. Coloque o restante da farinha (eu coloquei mais 1 xícara e meia, e foi o suficiente) até obter uma massa ainda pegajosa, mas que dê para trabalhar facilmente. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada, e sove por 5 a 10 minutos (sovei por 10, pois ainda estou treinando bem meu "muque", rs).

- Coloque a massa numa tigela bem untada com manteiga, e deixe crescer em local abafado (eu coloco dentro de uma sacola de plástico, dessas de supermercado, e após, dentro do microondas) por 1h  a 1:30h.

- Quando a massa dobrar de tamanho, dê um soquinho nela para retirar o ar, transfira-a novamente para a superfície e abra, com a ajuda de um rolo, em formato de um retângulo de 40 x 20cm, aproximadamente.

- Pincele a massa com o restante da manteiga derretida, e polvilhe com o açúcar reservado, misturado com a canela.

- Enrole a massa como um rocambole, pelo lado mais curto, e dê beliscões nas duas bordas juntas, para fechar bem a emenda. Com uma faca afiada, corte em fatias (renderá 12 a 15 pedaços - eu consegui 13).

- Acomode as fatias numa assadeira previamente untada e polvilhada com açúcar, deixando um espaço entre elas (vamos colocar mais um tempinho para crescer, por isso é importante dar esse espaço). 

- Cubra com um pano de prato limpo e seco, e leve a um local abafado e livre de correntes de ar, para que cresça por mais 45 minutos (coloquei dentro de um armário, pois no forno de microondas a assadeira nao cabia... quando faltavam 20 minutos, pré-aqueci o forno).

- Leve os rolinhos ao forno pré-aquecido a 180º por 25 a 30 minutos, até que estejam douradinhos. (no caso dos meus, após os 30 minutos, alguns estavam um pouco dourados e outros menos, então desliguei o fogo e liguei o grill por 5 minutinhos).

- Sirva morninhos, com ou sem cobertura (a Paula Deen ensina uma cobertura feita com água e açúcar de confeiteiro.. nós gostamos deles purinhos mesmo, então eu omiti essa parte).

Uma boa maneira de começar a exorcizar o medo de pães... que venha a próxima receita! ;)
Bom apetite a todos, e até a próxima!

5 comentários:

  1. Mari querida,
    Eu fiz um curso de panificação, o segredo para ter uma boa massa é a fermentação e sempre que
    deixar a massa descansar faça um corte de cruz na massa, assim ela fermenta melhor.
    E se a massa ficar pesada na hora que vc tiver sovando, acrescente um pouquinho de água sove-a
    rasgando, ela fica perfeita.
    Eu tbm tenho uma mfp, uso de vez em quando, prefiro sovar com as mãos.
    Teus cinnamon rolls, estão perfeitos, bom para saborear nesse tempo frio e chuvoso!

    Abençoada semana, junto a sua família!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida,

      Sabe que eu morro de vontade de fazer um curso de panificação também? Acho que em 2017 vou procurar algum para fazer, com certeza as dicas serão preciosas... sempre aprendemos tanto nesses cursos, e estudar nunca faz mal, né?
      Muito obrigada pelas dicas, que vou anotar e levar comigo para os próximmos pães, e pelo seu carinho comigo e minhas receitas, a cada post! :)
      Bjo grande e uma semana maravilhosa a você e sua família tbm,

      Mari

      Excluir
  2. Oi Mari!
    Vou confessar que ainda tenho alguns demônios na cozinha e um deles é o dos pães. Cada frustração ou tristeza em ver alguma receita não indo bem, também é vivida por aqui. Mas com esse seu post até animei para tentar fazer esses cinnamon rolls que tanto amo! Eles ficaram lindos, já até imaginei o cheiro de canela por aqui <3
    A receita já está anotada, a tentativa será em breve.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jé,

      Eu também tenho vários deles, mas estou decidida a exorcizar um por um! Já chorei muito vendo pães duros, ressecados e com um gosto tão ruim que não tiveram como ter outro destino, senão o da lata do lixo. Uma coisa que me ajudou a ter sucesso com esses cinnamon rolls (e tbm os pãezinhos de batata de alguns posts atrás) foi a farinha especial para pães... comprei a da marca italiana Colavitta, acredito que vc encontre facilmente na tua cidade também.
      Quando fizer os rolls (o cheirinho de canela pela casa é alguma coisa), me conte!
      Bjo grande, e ótimo feriado!

      Excluir
  3. Oi Mari..que ótima dica essa da farinha!
    Vou correr atrás dela e tentar novas aventuras com pães, te conto mais pra frente o resultado :)

    ResponderExcluir