quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Macarrão parisiense e um susto e tanto!

Pessoal querido, sei que estou a dois dias sumida... mas acreditem, foi por um bom motivo! Achamos que nosso querido pequeno cozinheiro estava com uma gripe, mas apesar de todos os cuidados, a febre não cedia, e ele, que é um menino muito ativo e sapeca, estava quietinho e abatido. Até que, na terça-feira, ele acordou mais cedo do que de costume, com muita dor nas perninhas, e com dificuldade para andar.

Fomos com ele direto para o pronto socorro, muito aflitos. Passamos a manhã toda por lá, pois a suspeita era de H1N1... eu só rezava, e pedia a Deus que afastasse essa suspeita de nós. Após uma manhã angustiante, o resultado dos exames nos acalmou um pouco: era apenas um quadro viral, que custava durar cerca de uma semana... portanto, Alberto estava no ápice, e as ordens médicas foram: repouso absoluto, muita água, e tylenol quando viesse a febre - que deveria, aos poucos, começar a ser menos frequente, até sumir por completo.

Ontem, por desencargo de consciência, levamos nosso pequeno ao pediatra que o acompanha desde o nascimento, para ser reexaminado. E ele, após verificar todos os exames, nos tranquilizou por completo: era realmente um quadro viral, e a recuperação do mini chef seria bem rápida.

Procurei, nesses dias em que ele estava mais enjoadinho e inapetente, fazer pratos dos quais ele gosta bastante... esse macarrãozinho que trago hoje (mais simples impossível) fiz justamente no dia em que precisamos levá-lo ao hospital, e foi pedida especialmente por ele, quando perguntei o que ele gostaria de comer. E, mesmo enjoadinho e com febre, ele bateu um pratão, e ainda repetiu! É um delicioso macarrão a parisiense, mas adaptado pela inventora de moda aqui, rsrsrs... no lugar do presunto, coloco peito de peru, e ao misturar o molho no macarrão (ambos bem quentes), jogo uma boa quantidade de queijo parmesão, que na minha opinião (e de todos aqui em casa), dá um toque bem especial à massa!

Hoje, finalmente, Alberto está quase que 100% recuperado: já está correndo, brincando, e querendo me ajudar na cozinha novamente... tudo o que resta dessa virose chatinha é uma leve tosse. Confesso que estava morrendo de saudade de cozinhar com ele, mas finalmente ele está de volta, mais animado e fofo do que nunca!!




Macarrão  a Parisiense à minha moda

Ingredientes:

- 500g. de macarrão (usei penne) 
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 xícara medidora de leite
- 1 garrafinha de creme de leite fresco
- 300g. de peito de peru picadinho
- 200g. de ervilha congelada
- 1 cebola pequena picadinha
- sal, pimenta do reino branca e noz moscada a gosto
- 150g. de queijo parmesão ralado grosso

Modo de Fazer:

- Coloque, num caldeirão, cerca de 2l. de água com um pouco de sal para ferver. Assim que levantar fervura, cozinhe o macarrão. Enquanto isso, faça o molho.

- Coloque numa panela grande a manteiga, e leve ao fogo até derreter. Adicione a cebola, e deixe murchar.

- Adicione o amido de milho dissolvido no leite, o peito de peru e a ervilha. Mexa, e espere ferver e engrossar.

- Adicione o creme de leite fresco, deixe ferver, e apurar por uns 5 minutos. Tempere com o sal, pimenta do reino e noz moscada.

- Nesse ponto, o macarrão já deve estar cozido. Escorra, volte-o à panela, coloque o molho por cima, e mexa bem, envolvendo completamente.

- Jogue o parmesão, e misture bem, para que ele derreta.

- Sirva imediatamente, e se quiser salpique mais parmesão, ralado fino.

 

4 comentários:

  1. Nossa Mari, que susto! Ainda bem que o pequeno já está melhor, que continue melhor e fique cada vez com mais saúde. Disposto e alegre na cozinha :)
    Eu acho lindo esse prato, a combinação do peito de peru e o verde da ervilha enchem meus olhos. Uma coisa simples, porém linda e mega saborosa! Daqueles pratos confortantes que te recebem com um abraço <3

    ResponderExcluir
  2. Mari,
    Criança sempre preocupa quando adoece. Dá uma dó! Ainda bem que ele está animadinho agora.
    Como não é nada bobo, pediu e foi atendido pela mãezinha.
    Beijos aos dois!

    ResponderExcluir
  3. Mari minha querida,
    Graças a Deus que o seu mini chef está bem, mas foi um grande sufoco!
    Que bom que vamos ter o Albertinho de volta à cozinha ele está fazendo falta.
    Essa massa está perfeita, prato lindo!

    Abençoado final de semana pra vocês, que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Mari querida,
    Que bom que foi somente o susto e uma gripe, mas sempre nos preocupa, votos de rápidas melhoras.
    Huumm, essa massa está divina, faria muito sucesso aqui em casa.
    Beijos e um ótimo final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir