quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Nosso primeiro pãozinho juntos

Já não é de hoje que eu venho ensaiando em fazer um pãozinho caseiro junto com meu pequeno cozinheiro, pois imaginava que ele adoraria colocar, literalmente, a mão na massa. 

No dia em que fizemos nosso gnocchi, a imaginação virou certeza: Albertinho adorou, e curtiu adoidado fazer as bolinhas com as mãos.

Aproveitando o feriado de hoje, que poderíamos ficar mais tempo na cozinha, decidi fazer uns pãezinhos de batata. Já faziam anos que eu não fazia pães por aqui (não sou das dez melhores na arte da panificação, quem sabe, esses treinos com o pequeno não me fazem melhorar?), e quando perguntei a ele se queria participar dessa aventura, ele adorou a idéia. 

A massa é bem grudenta, e a vontade de adicionar mais farinha para que ela pare de grudar nas mãos e na bancada, é quase que irresistível.. o pequeno se mostrou tão desesperado quanto a mamãe (aliás, esse sempre foi meu pecado mortal na panificação... a massa grudando nas mãos me dava desespero, e eu botava mais farinha sem dó, o que sempre resultou em pães bem pesados e ruins), arregalando os olhinhos e gritando: "mamãe, mamãe, colou tudo na minha mãozinha"!! 

Nessa hora, tive que ter paciência e equilíbrio o suficientes para dizer a ele para continuar amassando, que ia demorar um pouquinho, mas iria desgrudar. 

E não é que, depois de uns 20 minutos de sova (e muita suadeira, rsrsrs), a grudeira toda melhorou muito??

Enfim, deu tudo super certo, e quando pusemos para assar, tivemos pãezinhos de batata quentinhos e gostosos para o nosso chá da tarde!! Com certeza esse será o primeiro pãozinho de muitos que ainda faremos em conjunto.



Pãezinhos de Batata 

Ingredientes:

- 2 batatas asterix (rosa) pequenas
- 250g. de farinha de trigo
- 125ml. de leite morno
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 ovo
- 1/e 1/2 colher de sopa de açucar
- 1 pitada de sal

Modo de Fazer:

- Cozinhe as batatas com água e sal até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Retire da panela, e amasse bem com um garfo. Espere amornar, não use muito quentes.

- Coloque numa tigela a farinha de trigo, o fermento e as batatas. Junte o restante dos ingredientes (leite, manteiga, ovo e açucar), e misture até ficar homogêneo.

- Numa superfície levemente enfarinhada, sove até que a massa fique lisa e elástica, e desprenda das mãos (vai ficar levemente grudenta). Eu e o filhote precisamos de uns 20 minutinhos. Se necessário, ponha mais um pouquinho de farinha. Aqui, não foi preciso.

- Deixe a massa descansar por 20 minutos (eu pus numa vasilha levemente untada, cobri com uma sacolinha de plástico, dessas de supermercado, e coloquei dentro do microondas desligado).

- Dê um soquinho na massa para que o ar saia, volte-a novamente para a superfície levemente enfarinhada, e sove por mais uns 2 minutinhos.

- Modele os pãezinhos em bolinhas (conseguimos 12 bolinhas de 45g. cada), cubra com um pano de prato limpo, e deixe descansar por mais 30 minutos, aproximadamente.
- Preaqueça o forno a 180º C enquanto os pãezinhos descansam.

- Asse por cerca de 30 minutos.


Bom apetite, e até a próxima! :)

4 comentários:

  1. que bom querida que voltou, e acompanhada pelo pequeno! ficaram lindos os pãezinhos. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, que delícia receber sua visita aqui no nosso cantinho.. adorei, seja sempre muito bem vinda!!!
      Muito obrigada pelo carinho.
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir
  2. Que delícia de relato querida Mari, uma aventura na cozinha com o seu mini chef!
    Os pães ficaram lindos e certamente deliciosos!

    Beijinhos pra vcs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida, desde que comecei a cozinhar com o Alberto, todo dia tem sido uma grande aventura... :)
      Esse pequeno com certeza é minha maior inspiração!
      Muito obrigada pelo carinho de sempre conosco!
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir