terça-feira, 8 de novembro de 2016

O Cheesecake e o marido desmemoriado

Se tem algo que realmente falta ao meu marido, é memória. Nunca vi alguém se esquecer de tudo, com tanta facilidade. E, essa falta danada de memória dele, já trouxe várias pérolas, as quais tiro sarro até hoje. Mas foi justamente por causa dela, que hoje ele literalmente se deu bem!

Pouco depois que casei (há exatos 09 anos e 04 meses), gostava muito de fazer cheesecake como sobremesa. O sabor sempre era excelente, mas eu cometia alguns errinhos bobos (pura falta de técnica) que os deixavam bem feinhos... além de murchinhos, eles grudavam na base da forma de uma maneira tal que, toda vez que eu desenformava, quebravam. A aparência realmente deixava a desejar. Algumas das vezes, eu nem mesmo tirava do fundo da forma. Outras poucas, conseguia que a cobertura desse uma boa disfarçada, mas já teve vez, e não foram poucas, que o pobre cheesecake mais parecia um quebra-cabeças.

De uns 4 ou 5 anos para cá, porém, passei por um momento bastante turbulento e corrido da minha vida, e a cozinha ficou em segundo plano. E, dente muitas outras cosias que também ficaram esquecidas, eu nunca mais fiz um cheesecake.

A uns meses, fomos a um restaurante aqui pertinho de casa, e pedimos como sobremesa. E, apesar de não ter me falado nada na hora, deve ter ficado na cabeça do meu marido (que apesar de oca, não esqueceu daquela delícia).

Depois que começamos com o blog, conversando sobre comida, ele me solta: você nunca fez "aquele negócio branco com morangos e amoras" (vejam até onde vai a falta memória do mocinho) que comemos aquele dia na Hamburgeria! 

MAS COMO NÃO??? Tudo bem, já fazia tempo que o danado não pintava por aqui, mas não tinha feito uma vez ou duas, mas muitas... com calda de morango, de amoras, de blueberries, de frutas vermelhas juntas.. enfim, as variantes foram várias!!

Do alto da minha indignação, jurei que essa semana, sairia um cheesecake de qualquer forma, e que ficaria tão bom, que ele nunca mais se esqueceria... e ele me desafiou, dizendo que então, iria esperar. 

Para não fazer um papelão e apresentar pela enésima vez um cheesecake todo quebrado, fui tratar de pesquisar... quebrei a cabeça, passei horas imersa em leituras, dicas e anotações (o que foi ótimo, pois toda essa  pesquisa me fez ver onde eu sempre errava quando preparava os meus), peguei uma receita que me pareceu bem apetitosa, e fui para a cozinha, com um pequeno cozinheiro banguela sempre atrás de mim, animadíssimo.

E não é que dessa vez, pela primeira vez após não sei quantas tentativas, o cheesecake saiu perfeito? No final das contas, a super amnésia do marido trouxe uma grande satisfação, para ele, que comeu mais de metade do danado sozinho, e para mim, que pela primeira vez, fiz um cheesecake que além de delicioso, ficou bonito!

Segue a receita bem detalhada, com as dicas para quem está começando não cometer os mesmos erros que eu cometi por tantas vezes! Espero que gostem! :)



New York Baked Cheesecake

Ingredientes:

- 1 pacote biscoito de maisena ou bolacha maria
- 125g. de manteiga derretida
- 3 pacotes de cream cheese em temperatura ambiente
- 3/4 xícara de açúcar
- 3/4 xícara de sour cream
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- raspas de 1/2 casca de limão
- 3 ovos

Modo de Fazer:

- Pré aqueça o forno em temperatura mínima (140 -160º C).

- No processador ou liquidificador, vá colocando os biscoitos aos poucos, moendo-os e reduzindo-os a farinha. Mexa com a colher para desgrudar das paredes, coloque mais biscoitos, até que tenha colocado todo o pacote.

- Coloque a manteiga derretida, e processe até que o biscoito tenha se tornado uma farofa úmida, e não tenha mais nenhum resquício de biscoito seco pelo processador. Vai ficar como uma farofa úmida.

- Unte o fundo de uma forma de aro removível, e forre o fundo dela com a farofa, pressionando bem com uma colher. Leve ao forno (pré-asse), por 7 a 10 minutinhos. Retire do forno e deixe esfriar, em cima de uma gradinha. Não desligue o forno.

- Enquanto a massa esfria, prepare o recheio. Bata o cream cheese até que ele se torne uma massa acetinada.

- Acrescente o açúcar, sour cream, baunilha e raspinhas de limão, batendo apenas até que fique homogêneo. Nesse ponto, não bata demais, pois o cheesecake pode ficar com rachaduras quando assar (pois fica com muito ar na massa).

- Adicione os ovos, um a um, batendo só até combinar. 

- Coloque na grade de baixo do seu forno uma assadeira grande com água, para manter a umidade do mesmo, impedindo que o cheesecake fique seco e rache (não é recomendável assar em banho maria, para não ter o risco da água entrar na forma e danificar o cheesecake).

- Ponha a forma na grade superior do forno, e deixe assar de 50 minutos a 1 hora. Evite abrir o forno durante o cozimento (espere no mínimo 50 minutos), pois o ar úmido vai sair, e o cheesecake pode apresentar rachaduras e afundar no meio.

- Além disso, não faça com ele o teste do palito, como fazemos com os bolos. Dê apenas uma balançada, com todo cuidado. Se as pontas estiverem firmes e o centro der uma leve tremida (como gelatina), está pronto.

- Desligue o forno, e mantenha o seu cheesecake dentro do mesmo, entreaberto (deixei uma colher de madeira travando a porta), por aproximadamente duas horas.

- Retire do forno, e coloque na geladeira da noite para o dia. 

- Antes de servir, deixe fora da geladeira por 20 a 30 minutos (em temperatura ambiente, o cheesecake fica muito mais gostos). 

Eu servi com uma caldinha de morango caseira, que fiz rapidinho (só levar ao fogo, tudo junto, 1/2 caixinha de morangos cortados em dois, 1/4 de xícara de açucar e 1 xícara de água, e deixar até ferver e reduzir bem) para acompanhar. 

Os erros que eu cometia com bastante freqüência, eram os seguintes:

- Eu não pré-assava a massa, apenas levava à geladeira, para firmar bem. Quando eu colocava o recheio e assava, eles meio que se misturavam e ficava bem melequento e difícil de desenformar.

- Eu batia demais, causando rachaduras e fazendo com que meus cheesecakes afundassem no centro e rachassem.

- Desesperada e ansiosa que sempre fui, abria o forno e furava o coitado com o palito, para ver se já estava assado (#fail).

- Tirava de dentro do forno logo após assar.

- Já desenformei em temperatura ambiente, resultando num quebra-cabeça de cheesecake.

- E, por fim, nunca, nem em sonho, colocava uma assadeira no fundo do forno.

Dessa vez, essa delícia não vai mais cair no esquecimento do marido, pois além dele ter super aprovado, pretendo fazer muitas outras vezes! :)

Espero que vocês gostem, e façam!

Bom apetite, e até a próxima!!

4 comentários:

  1. Bom dia Mari,
    Linda,colorida e muito apetitosa essa cheesecake, parabéns.
    Aqui em casa também tem fãs de cheesecake, mas dão o nome e sabor de preferência certo, rsrs...
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia querida,

      Super obrigada, foi o primeiro cheesecake que fiz, que saiu sem rachaduras, ou completamente desconjuntado, rsrsrs... acho que depois que fiz o marido pagar mico em rede social, contando no blog sobre a memória dele (ou falta dela), nunca mais ele esquece, rsrsrs
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir
  2. Mari querida,
    Adoro ler suas histórias e aventuras, rsrs.
    Você e sua família são demais!
    Cheesecake perfeito, melhor do que de muitos profissionais, parabéns!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida,

      Fico feliz por você gostar das aventuras da familia doidinha aqui! rsrsrs
      Damos muita risada todos os dias, acho que não há nada como uma boa dose de bom humor e leveza, pois a vida não é fácil, né?
      Muito obrigada pelo carinho.. foi o primeiro cheesecake bonitinho que saiu pelas bandas de cá.. espero q nao tenha sido sorte de principiante! :)
      Grande beijo,

      Mari

      Excluir