quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O strogonoff e um pequeno cozinheiro com muita personalidade

Dando uma olhadinha na geladeira, vi uma peça linda de alcatra pedindo para ir para as barriguinhas famintas da família aqui... rsrsrs. Como é o prato predileto do marido, e tem que ter aqui em casa pelo menos uma vez por semana, decidi rapidinho o que faria com ela.

Chamei o pequeno para me ajudar, e estávamos na mais santa paz: ele tirando a pele das cebolas e do alho, eu fatiando e picando tudo, ele colocando para mim cada ingrediente na panela, enquanto eu monitorava tempo, fogo, tempero... 

Até que, bem na hora de colocar o creme de leite, meu pequeno cozinheiro simplesmente deixou seu posto e saiu da cozinha sem me dizer onde ia. Considerando ser uma criança de 06 anos, eu deixo que fique na cozinha comigo o tempo que ele quiser - evito forçar, justamente para incentivá-lo a gostar cada vez mais da culinária... achei que ele não voltaria mais, que tinha ido ver desenho animado, e pus o creme de leite.

Mal sabia eu que o pequeno havia apenas dado um pulinho no quarto para contar ao pai o que estávamos fazendo... e quando voltou para a cozinha, eu já havia colocado o creme de leite no strogonoff... quando ele se deu conta de que eu havia ousado fazer a tarefa dele, apontou o dedinho, num tom indignado, e disse: "Mamãe!! Você não me esperou para colocar o creme de leite? Eu não cozinho mais com você!!"

Enquanto deixei o strogonoff apurando um pouquinho, fui tentar acalmar um inconsolável pequeno cozinheiro que, aos prantos, foi contar ao pai que eu havia colocado o creme de leite sem ele no prato. Nada que cinco minutinhos de conversa, e a promessa de fazermos um bolinho bem gostoso juntos quando ele voltasse da escola, não resolvessem... 

Albertinho, desde cedo, vem mostrando ter uma personalidade bastante forte! Bom.. já diz o ditado que a fruta nunca cai longe do pé! :)

Vamos à receita?



Strogonoff de Carne

Ingredientes:

- 1 kg da carne de sua preferência em cubinhos ou tiras (usei alcatra em cubos)
- 1/2 garrafinha de passata de tomate
- 1 cebola picadinha
- 1 dente de alho batidinho
- 1 xícara de creme de leite fresco
- sal, pimenta do reino e páprica defumada a gosto

Modo de Fazer:
1. Coloque numa frigideira grande (eu uso e adoro a wok) cerca de 1 colher de sopa de azeite de oliva (ou manteiga ghee), leve ao fogo médio, e adicione a cebola e o alho, até que murchem.

2. Adicione a carne, e dê uma mexidinha apenas para que fique bem envolvida pelos temperos. Deixe fritando (quanto menos mexer, menos líquido soltará) até que ela perca toda a cor vermelha, e cozinhe nos próprios líquidos.

3. Tempere com sal, páprica e pimenta do reino moída na hora, ou com os temperos / especiarias que você gostar mais. 

4. Coloque meia garrafinha de passata de tomate (não é molho de tomate pronto.. é a garrafinha de vidro, apenas com a polpa do tomate concentrada), e espere ferver.

5. Depois que ferver, adicione o creme de leite, misture bem, e deixe apurar, até que o molho engrosse.

6. Desligue o fogo, e sirva imediatamente, com arroz branco e batata palha.

Enjoy! ;)
Bom apetite, e até a próxima!!

4 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Strogonoff foi meu almoço de hoje, só que de frango, com os acompanhamentos clássicos.
    Mamãe ensinando e aprendendo com o Betinho! :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, strognoff de frango também é uma delícia!!!
      Como eu tinha uma peça de alcatra na geladeira, acabou sendo esse o nosso almoço... acho que no final das contas eu aprendo mais com o Albertinho do que ele comigo! rsrsrsrs... filhos são um eterno e delicioso aprendizado!
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir
  2. Olá, querida Mari!
    Adoro ler suas aventuras na cozinha com o seu lindo ajudante, rs.
    Eu prefiro strognoff de carne bovina mais que o de frango.
    Esse ficou com um aspecto delicioso, belo prato!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida, passamos por momentos bastante engraçados juntos, mesmo! rsrsrsrs
      Eu gosto muito tanto de strogonoff de carne como de frango, mas meu marido sem dúvida prefere o de carne, e o pequeno também.
      Obrigada pelo carinho, fico feliz por saber que vc gostou do nosso prato.
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir