sábado, 12 de novembro de 2016

Petit Gateau aka Lava Cake

Uma das minhas maiores frustrações era nunca ter conseguido fazer um petit gateau perfeito, daqueles que escorrem o recheio de dentro do bolinho. Já tinha tentado algumas vezes, mas apesar de acertar no sabor, sempre acabava cozinhando demais, ou desandando.

Isso era algo que realmente me incomodava, e confesso que estava a algumas semanas com o bichinho do petit gateau me mordendo para tentar mais uma vez... a ponto de até sonhar com isso!  Por vários dias, olhei várias receitas, li sobre dicas de como preparar o petit gateau perfeito, procurei saber bastante sobre esse doce tão gostoso, mas de ponto tão complicado de se acertar. 

Hoje dei uma olhada na despensa e geladeira: além de todos os ingredientes, eu também tinha as forminhas próprias para fazer os danadinhos. Foi a deixa para decidir me desafiar, e deixar o medo e a insegurança de lado. 

E, foi com a musiquinha do Raul Seixas na cabeça que, munida da receita, muito boa vontade e um friozinho na barriga, fui para a cozinha.

Acredito que deva ter rezado um rosário inteirinho antes de colocar os bolinhos no forno (minha receita rendeu 15 deles)... perguntei ao marido: tem cronômetro aí?? E ele: tenho! E eu falei: quando estiver para dar 7 minutos para cá que vc vai cronometrar para mim!!! E assim foi: com 7 minutos tirei rapidamente um bolinho do forno, e quando fui desenformar: PLOFT.  O coitado se espatifou no pratinho. Ok, vamos para o minuto seguinte: nos 8 minutos, veio um ploft mais consistente, anunciando que eu estava próxima de conseguir o resultado esperado. Nos 9 minutos peguei o terceiro bolinho, e... ele não desandou!!! Marido falou, aflito: desliga o forno!! Desliguei e pus a assadeira em cima do fogão... 

Fui cortar o bolinho desenformado, um tantinho trêmula e... saiu aquele recheio cremoso, lindo e cheiroso de dentro dele!! Eu saí gritando e dançando pela casa, parecendo criança... o marido ria, e o  pequeno ajudante com aquela cara de: "mamãe pirou de vez"!

Apesar de ser uma história boba, podemos tirar dela uma grande lição... em tudo o que nos propusemos a tentar, vamos encontrar obstáculos. Não importa quantos sejam, e a magnitude deles. Sempre é importante levantarmos, e tentarmos novamente. Nunca desista dos seus sonhos, nunca desista de algo que você se propôs a fazer. Tente outra vez... sempre... tenha fé, esperança, e persistência.!!



Petit Gateau (aka Lava Cake)

Receita:

- 200g. de chocolate meio amargo
- 200g. de manteiga em temperatura ambiente.
- 150g. de farinha
- 150g. de açucar
- 4 ovos inteiros
- 4 gemas

Modo de Fazer:

- Pré aqueça o forno em temperatura máxima. 

- Derreta em banho maria o chocolate meio amargo picado, juntamente com a manteiga, e misture bem, para incorporar e tornar a mistura homogênea.

- Leve à batedeira os ovos, as gemas e o açucar, e bata bem, até que o creme fique bem grosso, claro e fofo, e dobre de tamanho.

- Delicadamente, adicione a mistura de chocolate e manteiga e a farinha, e mexa apenas até incorporar bem.

- Unte 15 forminhas próprias para petit gateau (não é necessário enfarinhar) e encha-as com a mistura, mas nunca até a boca (deixe cerca de 1 dedo para os bolinhos poderem crescer). Acomode-as numa assadeira grande.

- Coloque a assadeira no forno, abaixe a temperatura para 200º C, e preste muita atenção no tempo, pois ele será a peça-chave para o sucesso dos bolinhos...  os bolinhos podem assar em 7 a 12 minutos, dependendo da potência do forno. Os meus assaram em 9 minutos, e como contei acima, cheguei ao ponto porque tirei dois deles antes (um em 7 minutos e um em 8), e ambos desandaram (ainda estavam moles demais).

- Retire do forno, desenforme e sirva com uma bola de sorvete de creme.

Um fim de semana doce e abençoado a todos... bom apetite, e até a próxima!

Um comentário:

  1. Mari minha linda,
    Adoro ler suas aventuras na cozinha, rsrs.
    Seguindo a receita direitinho e tendo as forminhas próprias fica perfeitinho mesmo.
    Suas receitas são maravilhosas, apresentações dos pratos lindas que nos deixam com
    água na boca!

    Beijinhos, ótimo final de domingo junto a sua família ♥

    ResponderExcluir