terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mousse de chocolate para um pequeno cozinheiro chocólatra

Não há dúvida que o doce predileto do Albertinho é chocolate. Toda vez que vou bater um bolinho, ou fazer uma sobremesa, ele me pede: mamãe, vamos fazer algo com chocolate?? Como não me lembro da última vez que fiz mousse aqui em casa, perguntei a ele: filho, vamos fazer uma mousse de chocolate?

Ele arregalou os olhinhos, abriu o sorrisão banguela e falou: Moooooooousse? O que é isso mamãe? E veio comigo todo animado para a cozinha, onde separou os ovos (momento mamãe coruja: Alberto já está conseguindo separar os ovos sem misturar a clara e a gema), derreteu o chocolate em banho maria, e curtiu de montão.

Ele estava tão afoito pela descoberta daquela sobremesa linda e aerada, feita com seu ingrediente predileto, que queria comer antes mesmo de levar à geladeira... mas com muito jogo de cintura, consegui convencê-lo a colocarmos as caçarolinhas (separadas por ele mesmo, para acomodar a mousse) na geladeira e esperarmos gelar.


Assim que gelou, o pequeno não quis nem mesmo me deixar colocar umas raspinhas para decorar, ou mesmo fotografar: meteu a colher e já pegou um bocado, antes mesmo da foto sair... rsrsrs... pelo menos, comsigo mostrar como o interior da mousse ficou aerado, e como ela ficou macia!

Preciso dizer o quanto meu pequeno cozinheiro - que não se lembrava de já ter comido mousse em seus 6 aninhos de vida - adorou??

A receita que eu costumo usar rende 4 porções... como somos formiguinhas assumidissimas, enchi bem 3 dessas panelinhas da foto. Albertinho comeu a dele, metade da minha, e metade da do papai. 

Mousse de Chocolate:

Ingredientes:

- 2 ovos separados 
- 2 colheres de sopa de açucar
- 100g. (ou uma barra) de chocolate meio amargo
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 colher de sopa de licor de cacau

Modo de Fazer:

- Bata as gemas com o açucar, até que elas dobrem de tamanho, e o açúcar esteja completamente dissolvido (vai ficar uma gemada, bem fofa e esbranquiçada).

- Leve o chocolate ao banho maria em água quase fervendo, numa tigela grande, para que o fundo não encoste na água da panela. 

- Assim que o chocolate estiver derretido, misture com o creme de gemas e açúcar até ficar homogêneo.

- Adicione delicadamente o creme de leite, e misture até ficar homogêneo.

- Bata as claras em neve, até formar picos firmes. Adicione à mistura, e incorpore delicadamente, até que não sobre nenhum pedacinho de clara, e fique homogêneo.

- Coloque em taças, panelinhas, ou tigelinhas, e leve para gelar.

- Tire de geladeira apenas quando for servir.




4 comentários:

  1. Hello, querida!
    O Albertinho tem bom gosto e tem coisa melhor que chocolate? Rsrs.
    A tua mousse está perfeita, deu água na boca, hummmmmm...!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida,

      Acredita que eu jurava que já tinha feito mousse de chocolate em 06 anos de vida do Albertinho? Mas, acho que ele devia ser ainda muito pequenininho, pois não se lembrava, e também não sabia ao certo o que era mousse!!
      Bom... questão resolvida, e ele adorou e pediu bis!
      Bjos e ótimo feriado para vc!

      Mari

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nem comemos direito né amor?
      Albertito comeu metade das nossas panelinhas, kkk bjsss, love you!

      Excluir