segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mongolian Beef (PF Chang's Inspired)

Logo que abriu um PF Changs aqui pertinho de casa, ficamos curiosos para ver o que era aquela casa tão bonita, com duas enormes e imponentes esculturas de cavalo na porta. 

Assim que soubemos que era um restaurante especializado em culinária asiática (que eu, particularmente, amo), decidimos conhecer, e nos apaixonamos. Um dos pratos, particularmente, me cativou por completo: o mongolian beef, uma carne macia e deliciosa, servida com um molho agridoce maravilhoso, e fatias grandes de cebolinha... gostei tanto, que cheguei a dizer para o meu marido: se eu pudesse, moraria dentro dessa carne!

Muito embora ainda não tenhamos descoberto como um ser humano pode morar dentro de uma carne, aquele prato não saiu mais da minha cabeça... por diversas vezes, pedi ao Marcelo para me levar para comer lá, só para matar a saudade do meu bifinho amado! 

Até que um belo dia, decidi tentar reproduzi-lo... como todas as vezes que estive lá, conversei bastante com o pessoal que nos servia, além de ter lido e relido o cardápio, prestando bastante atenção nos ingredientes, eu já tinha uma noção do que fazer.. fiz também algumas pesquisas na internet, e depois de algumas tentativas, não é que o danadinho saiu (pelo menos, bem próximo ao original)??

Além do preparo ser muito fácil, o sabor dessa carne é surpreendente, e delicioso. Vale a pena experimentar!



Mongolian Beef (PF Chang's Inspired)

Ingredientes:

Para o molho:

- 1 colher de sopa de óleo de girassol
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- 1/2 xícara de shoyu
- 1/2 xícara de água
- 3/4 xícara de açucar mascavo

Para a carne

- 500g. de fraldinha em bifes
- maisena q. b. (aproximadamente 1 xícara)
- óleo de gergelim para fritar
- 1/2 maço de cebolinha

Modo de Fazer:

1. Comece fazendo o molho. Em uma panela, aqueça o óleo de girassol, coloque o gengibre e o alho por aproximadamente 30 segundos.

2. Adicione o restante dos ingredientes, mexa para dissolver o açucar, e deixe apurar por 15 minutos, aproximadamente. Desligue o fogo e reserve.

3. Corte os bifes de fraldinha em tiras, e passe pelo amido de milho, envolvendo bem. 

4. Coloque óleo de gergelim na wok (cerca de 1 colher de sopa), e vá fritando as tiras de fraldinha aos poucos, virando para dourar de todos os lados. Se necessário, acrescente mais óleo a medida que for colocando novos pedaços de fraldinha (eu acrescentei óleo por mais duas vezes... como fritei na wok, consegui fritar o 1/2 kg em 3 vezes).

5. Ao fritar a ultima leva das tiras de fraldinha, coloque toda a carne fritinha na wok, e jogue por cima o molho. Deixe apurar por 2 a 3 minutos, e desligue o fogo.

6. Corte 1/2 maço de salsinha em fatias de aproximadamente 2 dedos de largura, na diagonal. Coloque por cima da carne com molho quente, e dê uma misturada para envolver.
7. Sirva imediatamente, com arroz branco.

Espero que gostem, e se fizerem, venham aqui me contar!! :)
Bom apetite, e até a próxima!


2 comentários:

  1. O aspecto ficou top, deve imagino o sabor!
    Essa vale a pena experimentar mesmo, levo a receita!

    Beijinhos querida ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha, essa é uma das minhas carnes prediletas!!! Não sosseguei enquanto não aprendi a fazer, e te confesso que valeu a pena aprender!! :)
      Se vc fizer, me conte se gostou!
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir