terça-feira, 25 de outubro de 2016

Dia Nacional do Macarrão - Fetuccine al Alfredo

Você sabia que, em dezembro de 2014, a então presidente Dilma Roussef sancionou um projeto de lei que instituiu o Dia Nacional do Macarrão, a ser comemorado em 25 de outubro?? 

A proposta foi apresentada em 2004 pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB / PR), e elaborada a pedido da ABIMA (Associação Brasileira da Indústria Alimentícia). O dia 25 de outubro foi escolhido, por ser o dia em que as empresas produtoras de macarrão fazem doações a entidades beneficentes no país. 

Assim, sendo hoje o dia do macarrão, comemoramos, fazendo por aqui e trazendo para vocês uma receita muito gostosa e tradicional na Itália. o fetuccine al alfredo. 

Além de deliciosa, essa receita é muito rápida e fácil de se fazer... há inúmeras variações e receitas mundo afora, cada cozinheiro tem o seu jeitinho de preparar.

Espero que vocês gostem da nossa, que foi feita com muito carinho.

Fetuccine al Alfredo

Ingredientes:

1 pacote (500g.) de fetuccine
1 xícara de manteiga
3/4 de xícara de creme de leite
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto*
3/4 de xícara de queijo pecorino ralado na hora
1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Fazer:

1- Coloque numa panela 1 litro de água (conta-se 2 litros para cada kg. de macarrão) com 1 colher de sopa de sal e 1 fio de azeite, e espere ferver. Assim que levantar fervura, coloque dentro o macarrão, e aguarde o tempo das instruções da embalagem (geralmente, é de 8 a 10 minutos... o nosso levou 9 minutos).

2- Enquanto isso, rale os queijos e moa a pimenta e reserve.

3- Assim que o macarrão estiver cozido, escorra a água e mantenha a panela aquecida (eu deixo tampada), e faça o molho, que é bem rápido.

4- Numa outra panela, de fundo grosso, coloque a manteiga e o creme de leite em fogo baixo, até derreter. Junte os queijos, o sal e a pimenta, aumente o fogo para médio e mexa até ficar homogêneo. Isso vai engrossar o molho.

5- Adicione o molho ao fetuccine, e mexa rapidamente, para que incorpore bem. Assim que a massa estiver toda envolvida pelo molho, sirva imediatamente.


Como o Albertinho e o papai têm cidadania italiana (a mamãe ainda está tirando a dela, pois através de casamento demora um cadinho mais), o pequeno quis arrumar o prato com a toalhinha da Itália que o papai trouxe de presente para mim, quando voltou de lá... não é um fofo? :)
Por hoje é isso, queridos.. espero que gostem!
Bom apetite, e até a próxima!

2 comentários:

  1. perfetta....... molto buono
    Parabéns pelo lindo blog e pelas delicias que faz.....

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Parabéns pela excelente receita no Dia do Macarrão. adoro fetuccine Alfredo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir