quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Sobrou arroz? E agora?

Quem nunca passou pelas "Leis de Murphy" da vida? Por aqui, é sempre assim: se faço menos arroz, Albertinho e seu papai comem tudo e pedem mais... se eu faço mais... sobra metade!! E venhamos e convenhamos: jogar comida no lixo, com tantas pessoas pelo mundo afora passando necessidade, é um crime!!

Uma ótima opção para não jogar fora as sobras daquele arroz de ontem, é fazer deliciosos e crocantes bolinhos de arroz!! A receita é muito fácil, prática e rápida - perfeita para aqueles dias em que estamos com pressa, ou muito cansados. 

Eu sei, eu sei... fritura não é das coisas mais saudáveis desse mundo... mas, quando se tem uma alimentação saudável e se come "comida de verdade" - como é o caso da família aqui - comer uma vez ou outra, não é um problema! 

Pedi para o Albertinho ir pegando os ingredientes para mim, separamos juntos as quantidades... enquanto ele misturava a massa, eu esquentava o óleo... em menos de 15 minutinhos, tinhamos um pratão desses deliciosos bolinhos, crocantes por fora e macios por dentro... comemos com uma saladinha verde de alface, rúcula e azedinha, e valeu a pena cada bocada!!

Bolinhos de Arroz

Ingredientes 

1- 1/2 xícara (120g.) de farinha de trigo

2- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado fino

3- 1 colher de sopa de salsinha picadinha (fiz um mix de salsinha, cebolinha e coentro)

4- 1 colher de sopa de fermento em pó (o mesmo que usamos em bolos)

5- 3 ovos inteiros

6- 2 xícaras (480g.) de arroz cozido

7- Óleo para fritar (eu uso aproximadamente 1 xícara)

Modo de Fazer:

1- Leve ao fogo uma frigideira ou panela grande (eu usei a wok, que adoro) com o óleo ao fogo médio para baixo.

2- Enquanto o óleo esquenta, coloque numa vasilha grande a farinha, queijo, salsinha, fermento, ovos e arroz, e com uma colher de silicone, misture os ingredientes, até que tudo fique bem incorporadinho.  Como aqui trabalhamos em dois, enquanto eu punha o óleo para esquentar, o Albertinho preparava a mistura dos bolinhos.




3- Quando a mistura estiver homogênea e o óleo bem quente, vá fazendo os bolinhos, moldando com a ajuda de 2 colheres de sobremesa. Coloque no óleo para fritar de dois em dois, para que não grudem um no outro.

4- Assim que as bordas começarem a ficar sequinhas, vire os bolinhos com a ajuda da escumadeira, para que dourem dois dois lados. 

5- Quando estiverem com uma cor dourado clara, retire da frigideira, também com a ajuda da escumadeira, e coloque num prato fundo (ou tigela) forrado com papel manteiga, para escorrer o excesso de óleo.



Rendem 30 a 40 unidades, dependendo do tamanho dos bolinhos.... aqui consegui 30, e os que não estão na foto, foram parar na barriga do marido faminto! rsrsrs

Bom apetite a todos, e até a próxima! ;)

2 comentários:

  1. Sou muito a favor de reaproveitamentos, mas sabe que devo ter feito bolinhos de arroz só uma vez na vida?!!
    Bom final de semana para os dois!

    ResponderExcluir
  2. Gina, procuro reaproveitar tudo o que posso por aqui também! Com tantas pessoas passando fome e até morrendo mundo afora, é um crime deixar estragar, né? Vou te confessar: foi a primeira vez que fiz bolinhos de arroz também! Não sou muito de frituras aqui em casa, mas confesso que foi uma boa opção para o restinho do arroz branco que estava arriscado a ir para o lixo!
    Bjos e otimo final de semana a vc tbm!

    ResponderExcluir