sábado, 22 de outubro de 2016

Pudim de Leite Condensado

Tanto eu, como o Albertinho (que em muitas coisas, é assustadoramente parecido comigo) somos formiguinhas assumidíssimas, e não dispensamos um docinho. E o papai também não fica atrás!! Mas, durante a semana, eu realmente evito muitos doces por aqui, pois além de eu precisar perder uns bons quilinhos (sofro bastante com o efeito sanfona), me esforço para que o pequeno tenha uma dieta equilibrada e saudável... então açucar, é mais nos finais de semana, ou nas datas comemorativas!

Como hoje é sábado, já preparamos ontem mesmo a sobremesa de hoje: um delicioso pudim de leite condensado que já nos acompanha desde antes do pequeno nascer! Aprendi a receita, a uns bons 8 anos, no blog Rainhas do Lar (que infelizmente não existe mais), e desde então, nunca mais fiz outra... é um grande sucesso, e agrada em cheio a todos!

Esse calor todo tem pedido receitinhas leves e refrescantes, e esse pudim cremoso e geladinho, é uma ótima pedida!

Pudim de Leite Zanelati
(receita do extinto blog Rainhas do Lar)

Ingredientes:

Para o pudim:

1- 1 colher de sopa de amido de milho
2- 2 latas de leite condensado
3- 2 latas (use a mesma medida do leite condensado) de leite
4- 1 lata de creme de leite
5- 3 ovos

Para a calda:

6- 1 copo americano de açúcar
7- 1 copo de água 

Modo de Fazer: 

1- Preaqueça o forno a 180º C.

2- Comece fazendo a calda. Coloque a água numa leiteira, leve ao fogo e deixe até ferver. 

3- Enquanto isso, coloque o açúcar numa panela de fundo grosso, e leve ao fogo médio baixo. A medida que for derretendo, vá mexendo delicadamente com uma colher de madeira, até que fique homogêneo, e esteja completamente derretido, e bem dourado.  


4- Neste ponto, a água já deve ter fervido. Desligue, e derrame lentamente sobre o caramelo. Não jogue de uma vez, pois pode espirrar, e você pode se queimar. O contato da água com o açucar caramelizado vai formar grumos... é normal, mexa de pouco em pouco, e espere, até derreter. 

5- A calda vai ficar homogênea, e bem ralinha. Espere sem mexer, até reduzir pela metade, ela vai engrossar e ficar na consistência de xarope. Quando chegar nesse ponto, retire, e coloque, cuidadosamente, no fundo de uma forma grande de pudim.

6- Pincele a calda, com um pincel culinário, nos lados da forma. Reserve e deixe esfriar. A medida que esfria, a calda vai formar uma espécie de "película"  que vai impedir que o pudim se misture com ela, quando for colocado na forma.

7- Leve os ingredientes do pudim ao liquidificador, e bata bem, cerca de 06 minutos.

8- Despeje delicadamente o pudim na forma caramelizada, e leve ao banho maria até que esteja bem douradinho, e passe no teste do palito. Pode levar uma hora ou mais, depende muito do seu forno. Meu forno é a gás, e nao é dos mais fortes, entao levou quase 2 horas.

9- Retire a assadeia do forno com todo cuidado, e deixe repousar na bancada até que o pudim esfrie. Quando estiver frio, leve à geladeira por pelo menos 6 horas, ou de um dia para o outro (foi o que eu fiz... pus na geladeira as 22h de ontem, e só desenformei para a hora da sobremesa do almoço de hoje).

10- Desenforme e sirva geladinho.


Para as mamães que quiserem ter a companhia dos seus pequenos para fazer esse pudim, é importante que tomem alguns cuidados. Deixem que eles coloquem os ingredientes nas panelas e no liquidificador, e dependendo da idade e desenvoltura deles, derreter o açúcar para fazer o caramelo, mas não saiam do lado deles, estejam atentas e supervisionem o tempo todo.
Deixei o Albertinho derreter o açúcar, mas não saí do lado dele nem meio segundo sequer. Fique segurando firme o cabo da panela, orientando e controlando os movimentos da mãozinha dele com a colher, para que não fossem muito bruscos, e que o açúcar não espirrasse... na hora de despejar a água fervente dentro da panela, pedi que ele saísse do fogão e ficasse apenas observando. 

É um passo que, se feito de maneira brusca, respinga líquido fervente, podendo machucar a criança. Graças a Deus, ele tem entendido e aceito bem os seus limites, até onde  pode ir, e até onde não pode. Assim, nunca aconteceu do Alberto se machucar, ou sofrer algum acidente na cozinha. Procuro conversar com ele com doçura e firmeza, e tenho tido êxito!


É muito válido incentivarmos e apoiarmos nossos filhotes em atividades que eles demonstrem interesse e aptidão, mas sempre com muita cautela e consciência, sabendo observar a desenvoltura deles, e esperar certo para que eles tenham habilidade o suficiente para lidar com determinado tipo de material, sem que corram risco de sofrer algum acidente sério na cozinha.

Se até nós adultas estamos sujeitas a isso, imaginem crianças pequenas, que não têm ainda total domínio dos movimentos e coordenação? Então queridas, olho vivo nos pequenos, e se joguem na cozinha! :)

Bom apetite a todos, e até a próxima!

3 comentários:

  1. Nossaa... simplesmente maravilhoso... vcs estão de parabéns... ja é um sucesso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos com muito carinho, pois eu sei o quanto você gosta de pudim de leite... você merece ser mimado com essa receita tão especial!
      Amamos vc!

      Mari e Albertinho

      Excluir
  2. o melhor pudim que eu ja comi em toda a minha vida... simplesmente o melhor...como amo .....

    ResponderExcluir